Radio Antena FM

Radio Antena FM
(Clique na imagem e assista e ouça ao vivo)

Sindicato dos Trabalhadores

Sindicato dos Trabalhadores

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Fábrica da Pedra demite centenas de funcionários.

Crise financeira da Fábrica da Pedra atinge economia e história da cidade de Delmiro Gouveia.


AddThis Sharing Buttons

Por Lais Barbosa - Minuto Sertão

Após ter fechado as portas temporariamente, a Fábrica da Pedra em Delmiro Gouveia-AL demite aproximadamente 150 funcionários nesta terça-feira(12). Várias publicações de delmirenses indignados e preocupados por verem uma das maiores empresas da região em crise que contribuiu para o desenvolvimento da cidade.
A tradicional fábrica parou suas atividades temporariamente, depois de ter a energia elétrica cortada, por atraso no pagamento das conta que chega a R$ 1,2 milhão.  Com isso, dos 586 funcionários da empresa, a direção concedeu férias (vencidas) a 250 trabalhadores e férias coletivas ao restantes em março deste ano.
Sabendo da necessidade que a fábrica tem, a prefeitura municipal de Delmiro Gouveia tentou apoiar o grupo Carlos Lyra para que não feche em definitivo  (relembre aqui) , porém a mesma continua em crise.
Delmiro Gouveia: O homem visionário
O que Delmiro Gouveia conseguiu fazer no sertão de Alagoas foi a obra mais notável que sem tem notícia na história. O famoso pioneiro, tinha em mãos a fábrica de fios com início de funcionamento em 6 de julho de 1914, no dia do seu aniversário. No mesmo ano Delmiro Gouveia decidiu agilizar seus negócios dando abertura pelas estradas de ferro, apesar de trens deficientes. Em 1917 o coronel sentiu a necessidade de fortalecer suas atividades industriais, aproveitando a energia boa e barata e encomendou uma fábrica têxtil de 2.000 teares.
No dia 10 de outubro de 1917, Delmiro Gouveia é assassinado por pistoleiros enquanto lia jornal na varanda de sua casa. Pedra virou a conhecida Delmiro Gouveia. Hoje a fábrica da Pedra é uma indústria que está no mercado há mais de 100 anos e contribui para o desenvolvimento social e econômico do Sertão de Alagoas e do nosso país. Atualmente o poder da empresa está nas mãos do Grupo Carlos Lyra.
De fato Delmiro Gouveia foi um homem à frente de seu tempo, e foi esse poder que o fez transformar o Nordeste, redimensionando a Usina de Angiquinhos e a fábrica têxtil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário